segunda-feira, 4 de maio de 2009

ikiru 生きる

em ikiru, de akira kurosawa, o protagonista poderia ser condenado à morte por qualquer doença? jamais. só o câncer de estômago, especificamente, condena e resume sua condição. só ele reflete as perdas, a dedicação ao emprego sem sentido, a distância do filho, o projeto de vida mal acabado.
não lembro exatamente quando a metáfora do estômago se fixou com tanta força no meu pensamento. talvez os mais de dez anos de visitas periódicas ao gastroenterologista expliquem alguma coisa. quando parei no hospital por conta de uma pneumonia, o médico analisava o raio-x dos pulmões. "você está em jejum? seu estômago está dilatado. você devia procurar um especialista."
não deixa de ser curioso que outro dos meus filmes preferidos trate da questão, e com muito mais requinte, pois consagra a metáfora estômago e cérebro. a frase que dá subtítulo ao blog é uma fala de travis bickle em taxi driver. os dois filmes retratam, resumidamente, homens solitários e sem esperança que depositam suas energias em causas muito simples, mas que os consagram como heróis ao final. alguns constroem parques, outros salvam meninas da prostituição.
ainda não descobri meu papel.

3 comentários:

quase indo disse...

Ainda zonza da endoscopia, resolvi tentar um homeopata. Ele foi no ponto certo e, ao ouvir um "Ai!", me disse: teu problema não é estômago. É vesícula. A vesícula é o orgão da amargura, então pára de engolir tanto sapo e de pensar tanto. A única coisa que você vai conseguir com isto é um câncer.

E viva o Chá de Boldo.



PS: oi.

KK disse...

Papel?

Mas deixa o estômago doer quando ele quiser... é importante um pouco de doença - principalmente se for no estômago!

JoBronze disse...

Olá!!! Tudo bem? =D

Adorei tua análise. Essa analogia de "estômago e cérebro". o papel do nosso protagonista, o conceito do "viver", enfim, muito legal. E a psicossomática é algo absurdamente impressionante mesmo!

Ikiru, com certeza, é um dos meus filmes preferidos, a obra-prima de Kurosawa! Logo, logo, vou comentar alguma coisa sobre ele lá no meu espaço!

http://assistirlerblogar.blogspot.com/

Beijos!